Tirando o que foi postado aqui no blog nas últimas semanas, a apresentação não teve quase nenhuma novidade. 'Quase' porque o Tiago Leifert esteve presente e comentou a respeito dos 13 mil novos áudios gravados ao lado de Caio Ribeiro. Algumas foram até mostradas ao público como no caso do centroavante grego Konstantinos Mitroglou: "Aí está o Mitroglou! Ao persistirem os sintomas, o médico deverá ser consultado." Outro destaque na narração são os comentários do Caio a respeito da classificação dos times em copas, que costumam ser exibidas no início das partidas: "Nesse grupo da Champions Cup, é claro que o Napoli é o favorito, Tiago", "Nesse grupo, o Atlético de Madrid deve ficar com a segunda vaga." Mais um anúncio importante em relação ao conteúdo PT-BR é que o modo A Jornada terá os personagens com a voz em inglês, mas com todas as opções, legendas e narração das partidas em português.Por fim, foi anunciado que o lançamento da mídia física no Brasil está marcado para o dia 29 de setembro. O game estará disponível para Xbox One, Xbox 360, Playstation 4, Playstation 3 e PC.
Em relação à jogabilidade, o FIFA 17 fez jus ao slogan de que 'o futebol mudou' e está muito longe de ser o FIFA 16. Separamos por tópicos as nossas impressões do jogo:
- Está muito mais cadenciado, é mais difícil ainda de se ter aquela correria do FIFA 15, por outro lado os toques '1-2' parecem ser mais fáceis de se fazer;
- Os volantes parecem acompanhar melhor os meias e atacantes, ganhando várias disputas no meio-campo;
- Excelente inovação nas cobranças de lateral. Agora é possível fingir um lado que você vai bater e jogar no outro;
- Pênaltis são mais difíceis de serem batidos. Agora é necessário utilizar os dois botões analógicos (esquerda e direita) para encontrar o melhor ângulo para acertar a cobrança;
- A maioria dos chutes realizados são rasteiros;
- Diversas novas animações quando os atletas dão carrinho e correm;
- Os goleiros parecem estar mais lentos para defender um pênalti;
- Em partidas noturnas, a iluminação do estádio parece estar mais escura;
- Gols de longe parecem ser frequentes;
- Pode ter sido uma primeira impressão e pelo jogo estar em uma versão alpha, mas as redes se movimentaram pouco na hora dos gols;
- Os gráficos do jogo como movimento da camisa dos jogadores estão muito bons;
- As cutscenes dos treinadores aparecem de vez em quando e é uma ótima inclusão;
- Diversas novas comemorações de gol como aquela que era realizada pelo Donizete 'Pantera' e a possibilidade de deitar na placa de publicidade;
- Fim das animações repetidas como por exemplo, 2 jogadores fazerem o mesmo movimento para pular ou se alongar, no início de jogo, antes do pontapé inicial;
- As faces genéricas dos juízes receberam um tratamento diferente e também foram remodeladas;
- Em relação às faltas, além do novo sistema de movimentação para o outro jogador receber o passe, a câmera fica concentrada no batedor e só volta para a câmera normal quando a bola bate no zagueiro, goleiro ou vai no gol;
- Agora é possível jogar os Jogos de Habilidade no multiplayer. Se você estiver jogando contra um amigo, pelo menos offline, ele também poderá jogar contigo.
Na demo disponível na Warner Summit era possível jogar com Manchester United, PSG, Manchester City, Real Madrid, Bayern de Munique, LA Galaxy, Juventus, Chelsea, Inter de Milão e Borussia Dortmund. O estádio que aparece ao fundo é um estádio genérico com o logotipo do FIFA 17 na arquibancada e provavelmente será a nova arena de treino.
Também era possível jogar uma demo bem curta do Modo História com Alex Hunter. Por conta do barulho no evento (não dava para escutar nem o som do jogo) e pelo jogo estar em inglês e sem legendas, não deu para entender muito bem esse modo de jogo, mas resumiremos o que vimos:
- No início da partida, o auxiliar do José Mourinho conversa com todos os jogadores e o Alex Hunter começa a partida no banco;
- Aos 70 minutos, ele é substituído e entra em uma partida contra o Liverpool;
- Com base nos movimentos que você realiza como passes, posicionamento e faltas, o sistema vai dando notas para você, assim como ocorre no Pro Clubs. Você inclusive pode pedir a bola;
- Você deve completar alguns objetivos, como marcar gols.
- Ao fim da partida, você vai para uma entrevista coletiva e deve escolher dentre as 3 respostas disponíveis.
Ao contrário do que muitos esperavam, os times brasileiros não foram anunciados no evento, muito por conta das burocráticas negociações envolvendo os jogadores, mas parece que eles estão bem encaminhados. Dos 20 clubes da Série A, apenas Corinthians, Flamengo e Vitória não foram confirmados extra-oficialmente. Santa Cruz e Sport foram confirmados hoje no site do Globoesporte.
No geral, o jogo está bem melhor que o FIFA 16. Com exceção das bolas paradas, que levarão bastante tempo para os jogadores se acostumarem e talvez por isso eu não tenha gostado tanto, o FIFA 17 tem um incrível potencial e tem tudo para ser mais impactante, no sentido de surpreender positivamente os fãs, que a transição do FIFA 11 para o FIFA 12.
Por último, gostaria de deixar aqui o meu agradecimento ao Aley e ao Luiz, presidentes do Arte Virtual FC, maior comunidade de FIFA do Brasil, pela oportunidade e convite para testar o jogo!