[Geral] Eurocopa: retratada cada vez pior nos games!

2 Comentários

[Geral] Eurocopa: retratada cada vez pior nos games!

Conhecido por muitos como a 'Copa do Mundo sem Brasil e Argentina', a Eurocopa é um torneio que acontecerá em junho e costuma ter boas partidas entre as principais seleções do velho continente. Devido à importância do torneio, EA e Konami sempre disputaram a sua licença. Desde 2000, ela pertencia à EA, mas este ano, a Konami conseguiu o direito de incluir o torneio de forma fiel em seu jogo, através de um DLC gratuita.

No entanto, parece que ambas as empresas nesses últimos anos não conseguiram explorar o máximo dessa copa. A EA lançou uma DLC decepcionante no FIFA 12 (com vários elencos genéricos, incluindo a seleção anfitriã!) e a Konami lançará uma DLC bem pobre quanto ao conteúdo nesta quinta-feira, 24. Para comprovar essa queda de qualidade, fizemos uma comparação com as outras edições do UEFA Euro:

UEFA EURO 2000 - EA SPORTS - Todas as 51 seleções da UEFA (na época) com uniformes genéricos, mas jogadores reais.
Um dos grandes modos de jogo do UEFA Euro 2000 era o "Classics". Como o próprio nome sugere, nesse modo você podia recriar as semi-finais de todas as edições do torneio até então. Diversos times clássicos estavam disponíveis no jogo, algo praticamente impossível nos dias de hoje, por conta dos diversos atletas que teriam que ser consultados e licenciados um a um. Na época, isso parecia ser bem mais simples.
Estádios: Estádios fictícios para todas as seleções. Nenhum licenciado oficialmente.

UEFA EURO 2004 - EA SPORTS - Todas as 51 seleções da UEFA que disputaram as eliminatórias, sendo 11 genéricas.
Países genéricos: Escócia, Turquia, País de Gales, Albânia, Bélgica, Bósnia-Herzegovina, Finlândia, Geórgia, Holanda, Chipre e Macedônia.
Um dos principais modos de jogo era o 'Fantasy': era possível criar a sua própria equipe com 16 jogadores das 51 seleções disponíveis no jogo. Lembrava um pouco o FUT Draft do FIFA 16...
Estádios: Pela primeira vez, o jogo apresentava todas as 10 arenas da competição.

UEFA EURO 2008 - EA SPORTS - Todas as 53 seleções que disputaram as eliminatórias, sendo 20 genéricas.
Imagem da versão para Xbox 360/PS3
Países com uniformes genéricos: Chipre, Finlândia, Hungria, Israel e Ucrânia.
Países com uniformes e elencos genéricos: Armênia, Azerbaijão, Bielorrúsia, Ilhas Faroé, Geórgia, Islândia, Cazaquistão, Lituânia, Luxemburgo, Moldávia, Montenegro, Holanda, Rússia, Sérvia e País de Gales.
As principais seleções tinham os seus treinadores retratados à beira do campo. Foi o único jogo da Euro a ter essa característica. Entre os modos de jogo, um dos destaques foi o 'Captain Your Country': você criava o seu jogador e disputava com os outros atletas da equipe a condição de titular. Se a média das suas notas, fosse maior que a dos concorrentes para a posição, seu jogador era convocado para a Euro e você conquistar a copa sendo 'capitão do seu país'. Também foi o último jogo da Eurocopa a ser lançado.
Imagem da versão para PC/PS2
Estádios: Todas as 8 arenas da competição.

UEFA EURO 2012 - EA SPORTS - 53 seleções, sendo 24 genéricas.
Ao contrário dos outros jogos da série, foi o primeiro a vir por DLC pago. Era necessário ter o FIFA 12 para jogar.
Países com uniformes e elencos genéricos: Albânia, Andorra, Armênia, Azerbaijão, Bielorrússia, Bósnia-Herzegovina, Estônia, País de Gales, Geórgia, Islândia, Ilhas Faroé, Cazaquistão, Letônia, Liechtenstein, Lituânia, Luxemburgo, Macedônia, Malta, Moldávia, Montenegro, San Marino, Sérvia, Eslováquia e a anfitriã Ucrânia.
Dentre os modos de jogo estava o 'Expedition Mode', em que era possível criar o seu time e enfrentar as diversas seleções europeias. A equipe base era composta por jogadores menos conhecidos e conforme você fosse ganhando, jogadores com atributos melhores eram oferecidos ao seu time. O objetivo era ganhar de todas as seleções para ao fim, colher todas as fotos e formar um grande mosaico:
Estádios: Todas as 8 arenas da competição.

UEFA EURO 2016 - Konami - Após a DLC gratuita, 15 das 34 seleções europeias disponíveis no lançamento do jogo foram totalmente licenciadas.
Países totalmente licenciados: Inglaterra, País de Gales, Alemanha, Espanha, Portugal, Itália, Ucrânia, República Checa, Croácia, Eslováquia, Islândia, Turquia, Albânia, Irlanda do Norte e a anfitriã França.
Nenhum modo de jogo em especial, somente a competição.
Estádios: Das 10 arenas da competição, apenas o estádio da final, Stade da France, é retratado fielmente no jogo.
No caso da EA, eles levaram em consideração o custo-benefício. A empresa preferiu apostar em uma DLC paga com um custo de produção mais baixo, podendo vender um produto mais barato e atraindo novos jogadores ao FIFA 12. Uma competição desse porte também é uma enorme oportunidade de ganhar novos fãs: jogadores casuais de futebol costumam jogar só grandes torneios como Copa do Mundo e Euro. Dependendo da qualidade do produto, o fã casual pode se tornar um fã que compra FIFA todo ano. Nossa opinião final é que o UEFA EURO 2012 ficou parecendo ser uma DLC com 'algo faltando'.
Já no caso da Konami, a DLC gratuita surge apenas como uma pequena atualização no PES. A empresa não vive um momento financeiro tão favorável para altas produções, por isso, o jogo muda pouco de um ano para outro. A cada ano surgem rumores de que será o último PES a ser produzido. Bobagem... O game tem muitos fãs, principalmente aqui no Brasil, e com as licenças da Champions League e Libertadores por mais alguns anos, promete ser um jogo com mais diversas edições. Algo que é bom para o fã dos 2 games: a concorrência tende a melhorar a qualidade dos jogos. No entanto, essa DLC da Euro, a julgar pelo seu conteúdo e pelos mais recentes updates do PES promete ser a mais fraca da história.


Twitter da página / Twitter do autor
Curta a nossa página no Facebook!

2 comentários

Concordo, piorou muito! Nem os estádios estão todos licenciados! Talvez se a EA tivesse a licença da Euro, houvesse mais conteúdo!

Euro 2008 mt bom,jogo até hoje e recomendo,melhor que o próprio fifa 08

Tecnologia do Blogger.