A última revolução nos gráficos do jogo de futebol aconteceu do FIFA 11 para o FIFA 12. Naquela época, também ocorreu uma melhora significativa na jogabilidade. Foi o ano em que a EA fez vários fãs de PES migrarem para o FIFA. As faces genéricas foram levemente remodeladas, muitos jogadores tiveram suas faces escaneadas e outros tiveram as chamadas "custom faces", rostos criados a partir da foto de um atleta. Diferentemente das faces escaneadas, as custom faces não eram tão realistas.
Com a chegada da nova geração de consoles, cria-se uma expectativa de até onde os gráficos do FIFA podem chegar. A ambientação dos estádios é, até agora, a mudança mais notável de uma geração para a outra. A imagem do Camp Nou, no vídeo da E3, parecia em um primeiro momento ser do estádio de verdade.
Por outro lado, as faces dos jogadores ainda deixam a desejar. Elas também evoluíram, mas pouco se comparar com os outros jogos de esporte da EA. Fica aquela má impressão de que eles não utilizam todo o potencial oferecido para criação das faces dos atletas de futebol. Se eles quiserem aprimorar a realidade, uma dos primeiros elementos a serem acrescentados são detalhes como o suor no rosto dos atletas. Isso já daria um maior realismo ao jogo. No FIFA 11, todos os atletas suavam. Por algum motivo removeram...
Como estamos falando de gráfico, não é exagero falarmos dos treinadores à beira do gramado, afinal são parte do jogo, também merecem um bom tratamento. A começar pelo licenciamento dos técnicos: com negociações parecidas com o que ocorre com os jogadores aqui do Brasil (um contrato consultando um por um), eles liberariam suas imagens (ou não) para o jogo. A partir daí, cada treinador licenciado poderia ser criado. A edição seria semelhante com a dos atletas, a face dos principais treinadores do mundo seriam escaneadas, enquanto o resto teria faces genéricas, porém editadas de acordo com a realidade. Cada um teria um modo de agir: uns seriam mais agitados, outros mais calmos. Para os clubes que não tivessem os treinadores licenciados, haveria um modo de edição no próprio jogo para criar os técnicos. A EA ainda poderia criar cutscenes com os técnicos orientando a equipe durante o jogo e por aí vai.
Por fim, acho que já passou da hora de uma verdadeira revolução gráfica no FIFA. Será que a teremos no FIFA 17?
2 comentários
Sei lá o FIFA devia manter as outras coisas,tipo o fifa 10 quando dava pra ter patrocinadores,e comissão técnica,o fifa 11 é bem mais divertido de jogar que o 15,16,Ea caiu
Pow se fifa17fosse igual ufc e os carinha coresse mais natural o fifa seria o melhor