Inovações que os próximos FIFAs poderiam ter!

Sem Comentários

Inovações que os próximos FIFAs poderiam ter!


O simulador da EA SPORTS se consolidou como o jogo de futebol mais vendido no mundo e nas útlimas edições, atingiu a marca de mais vendido aqui no Brasil também. Porém, o FIFA não chega a ser uma perfeição: Perdemos a liga brasileira, a jogabilidade nas útlimas edições não agrada alguns fãs e o famoso "handicap", um script que equilibraria jogos entre jogadores experientes e casuais, os beneficiando em alguns jogos e os prejudicando em outros, com gols aos 90 e falhas do goleiro, são reclamações comuns para quem joga o FIFA.




A EA, nessa época do ano, costuma ouvir algumas sugestões de seus fãs. E já se pode perceber, inclusive, alguns sites pedindo suguestões de fifeiros para serem mandadas para a empresa com sede no Canadá. Entrando nesse clima de fim de ano, em que fazemos planos para o futuro, o FIFA do Brasil enumerou algumas inovações que os próximos FIFAs poderiam ter.


1. Um "Edit Mode" melhor que o da concorrente: A primeira sugestão da lista é um editor dentro do game que possibilitasse a nós criar jogadores mais detalhados, com a possibilidade de selecionar faces pré-definidas, assim como era o Creation Centre. Nesse "modo edição" também seria possível criar clubes e importarmos escudos e patrocinadores ao uniforme. O elenco seria de jogadores pré-definidos que poderiam ser escolhidos ou substituídos por jogadores reais.


Outra novidade desse modo seria o criador de estádios, em que poderíamos escolher entre as várias opções de arquibancadas pré-definidas. A arena sería criada em 4 partes: Norte, Sul, Leste e Oeste. Na parte Norte, por exemplo, poderíamos fazer uma arquibancada de 20.000 lugares, na Sul, uma arquibancada mais reduzida, 10.000 lugares, e na Leste e Oeste também 10.000. Depois só definiríamos o "teto" do estádio, escolhendo entre as várias opções de design disponíveis.


2. Seja um juiz: Você já pode controlar só um jogador e só o goleiro. Então, por que não controlar apenas o juiz? Você manda no jogo. Você diz quando é falta e quando não é. Lances mais pegados, você poderia expulsar o jogador. Ao longo do jogo, a CPU te dará notas, assim como no Seja um Pro. Quando você acerta, a sua nota aumenta e quando erra, ela diminui. Em lances decisivos, é bom acertar porque a sua nota pode cair drasticamente. E que tal um Modo Carreira de juiz? Se você fosse um juiz que errasse bastante, a sua carreira terminaria cedo. Se você fosse um árbitro de qualidade, poderia ser escalado para apitar finais de campeonatos importantes. Antes de começar, você poderia criar o seu próprio juiz ou começar a carreira com os árbitros já existentes no jogo.


3. Times com camisa e calção alternados: Na imagem acima, Neymar veste a camisa 1 da Seleção, com o calção 2. No jogo, sabemos que a camisa 1 só pode ser selecionada com o calção 1 e a camisa 2 com o calção 2. Essa também seria um inovação bem bacana e já foi até passada para a EA em outras ocasiões. Ainda não aconteceu pela questão do licenciamento, parece que os times só liberam os uniformes para serem jogados dessa maneira: camisa 1 com calção 1 ou pode ser a falta espaço em disco (para PS4 e X1 nem tanto) para todos os clubes.




4. Patrocínios, mesmo que fictícios, no Modo Carreira:


Quem jogava os FIFAs mais antigos provavelmente se lembra das ofertas de patrocínio que apareciam no Modo Carreira. Eram empresas genéricas que continham objetivos mínimos para você atingir na temporada. O esquema é bem parecido com o que acontece no futebol real.


Na época, você também podia comparar qual empresa pagava mais. Não seria bem uma inovação, seria mais um detalhe para deixar o jogo mais atrativo. Não parece ser algo difícil de incluir nas próximas edições.


5. Quantidade realística de torcedores: É comum no Brasil os estádios estarem vazios na maioria dos jogos. No Modo Carreira, eles estão quase sempre lotados. Com a nova geração aí, é questão de tempo que detalhes como esse apareçam no jogo.






6. Maca entrando no campo: No game, quando um jogador se machuca seriamente no jogo, ele não sai de maca. Nas antigas gerações, pelo menos, ele saía apenas mancando, como se nada de grave tivesse acontecido. Esse é um detalhe que deveria ser revisto e incluído o mais breve possível.


7. Apresentação de jogadores novos no Modo Carreira: No estádio ou em uma simples coletiva de imprensa. A chegada de um reforço para o seu time deveria ser mais prestigiada. Apenas a mensagem da diretoria alertando que o jogador já pode estreiar é meio sem graça... Tanto que até o jogo da concorrente já tem cutscenes na apresentação do jogador, na premiação individual dos atletas...






8. Amistosos de Pré-temporada também no Modo Carreira: Não é bem uma inovação porque o FIFA 08 já contava com isso, mas é algo que deveria voltar. Você pode escolher até 4 adversários na pré-temporada, mas iria depender da disponibilidade do time adversário.

9. Criação de uniformes no Ultimate Team: Seria possível selecionar entre os inúmeros uniformes licenciados dos times reais ou com o maravilhoso "edit mode", criar o próprio uniforme para o seu clube, com a possibilidade de importar um escudo e o logotipo de um patrocinador para o jogo.

----------------------------------------------------

Foram essas algumas inovações, que na minha opinião, poderiam aparecer nos próximos FIFAs. E claro, torcemos para que o imbróglio envolvendo os times brasileiros seja resolvido e possamos ter a Liga Brasileira novamente no game. Vamos ver o que a EA vai nos preparar para as próximas edições... 




Tecnologia do Blogger.