Coisas que a EA poderia aprender com a Konami!

Sem Comentários

Coisas que a EA poderia aprender com a Konami!

Liga do Brasil

O FIFA 16 será lançado oficialmente em território nacional no dia 1º de outubro, mas o jogo da concorrente já foi lançado esta semana. O PES 2016 promete aumentar bastante o número de vendas em relação à versão anterior. A maior quantidade de times brasileiros, além dos estádios do país e algumas licenças importantes como a Libertadores e a Champions League poderão fazer alguns jogadores migrarem para a concorrente. Boa parte desse número se deve também à falha no objetivo da EA que era licenciar todos os 20 times brasileiros. Sem o seu time no jogo por mais um ano é possível que o cliente "vire a casaca". Nós testamos o jogo da Konami no PS4 e tivemos boas impressões em relação aos gráficos e a jogabilidade, que de fato evoluiu. Ainda acho que o game da EA está melhor que o da Konami (principalmente pela jogabilidade do FIFA que ainda está superior), mas há alguns elementos do PES 2016 que poderiam melhorar bastante a qualidade do FIFA 16.





1. Modo de Edição com diversas funcionalidades: Esse é sem dúvida o elemento que mais faz falta ao FIFA. Já imaginou editar os uniformes dos times genéricos, importando os seus escudos e uniformes reais ou editando no próprio jogo? Naqueles FIFAs 2006 e 07, o game tinha um modo de edição em que era possível criar até clubes. É um elemento que deveria voltar. Para editar jogadores no PES 2016, há ainda uma quantidade de barbas e cabelos maior que a do FIFA 16.


Há um template de uniforme liberado na internet por parte da Konami, em que é possível desenhar o uniforme do seu jeito no Photoshop. Os times reais têm esses uniformes feitos por fãs e geralmente é fácil encontrá-los na internet. Para inserí-los no game, basta ter um pen-drive. O jogo vai explicar o passo-a-passo da importação.

Outro uniforme do fictício clube "Seu Amiguinho FC"


2. Narração com comentaristas de futebol, não apresentadores: É algo que provavelmente será mudado no FIFA 17 já que o Tiago Leifert parece estar se dedicando mais ao ramo do entretenimento, deixando o jornalismo esportivo de lado. Foi uma narração que ficou bem natural, os dois comentaristas pareciam estar bem à vontade na hora da gravação, mas não ter um narrador real não é um ponto positivo e para muitos é um ponto negativo. Os próximos narradores também deverão ser da TV Globo, já que ela tem um contrato com a EA. A dupla do PES é até boa, mas o sistema fica devendo. Muitas falas repitidas e pouca diversidade em relação ao FIFA.


3. Animações no Modo Carreira: Tanto para o Modo Carreira de Treinador quanto para o de Jogador. Deveria ser incluso uma animação para apresentação de treinadores e de jogadores e uma animação especial na premiação de melhor jogador do ano.


4. Exportar o seu time do Ultimate Team para partidas amistosas: Nos FIFAs mais antigos tinha essa opção para os times do Modo Carreira. Um bom elemento para quem joga com algum amigo off-line. Cansado dos mesmos times? Escolha o que você usa no Ultimate Team.


Não é de conhecimento geral se existe alguma cláusula de contrato com a instituição FIFA que impossibilite que haja edição dos times. Há alguns anos foi sugerido para a EA importar o nome de alguns editores que trabalham na base de dados para substituir os árbitros fictícios, mas segundo os produtores, desrespeitaria o uso de direitos de imagem. No FIFA 07, versão next-gen da época, os juízes tinham os nomes dos produtores. Será que houve algum problema e por experiência a EA optou por retirar do jogo?

Possivelmente existem diversos processos - complexos - que parecem impossibilitar que essas inovações mencionadas no post apareçam no game. Uma pena.


Tecnologia do Blogger.